Nome:
E-mail:

 

O SETRECE – Sindicato das Empresas, Micro-Empresas e dos Transportadores Autônomos de Escolares do Estado do Ceará foi criado no dia 09 de Setembro de 1994 pela dissolução da antiga ATRECE. Teve como primeiro presidente o Sr. Bernardino Ferreiro Ribeiro Filho que ficou à frente do SETRECE do dia de sua criação até o dia 11 de Maio de 1995. Nesse período o nosso Sindicato funcionava no Colégio São Paulo, sito à Av. da Universidade, 3228, Benfica. No dia 12 de Maio de 1995 toma posse o Sr. Célio Coelho sendo o primeiro presidente eleito do nosso Sindicato mudando, também, nossa sede que passa a ser na rua lauro Maia, n° 34, loja 02, bairro José Bonifácio. Célio foi presidente até o dia 10 de fevereiro de 1998 e foi no seu mandato que surgiram o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 23.09.1997) e a licitação municipal para o serviço de transporte de escolares em Fortaleza, datada em 19 de Agosto de 1997 e assinada pelo então Prefeito Juracy Vieira de Magalhães. O teor dessa licitação não condizia com a realidade do trabalhador no transporte escolar. Foi então que se procurou político de esquerda e opositor do prefeito Juracy para impedir a realização desta licitação no que tivemos um grande apoio do então vereador Sérgio Novaes. A licitação acabou não existindo em função de uma mobilização articulada pelo SETRECE. Célio renunciou no dia 10 de Fevereiro de 1998 sem completar seu segundo mandato. Houve, então, uma junta governativa que teve como presidente interino o Sr. Francisco Jussieux Gonçalves que ficou até o dia 31 de Março de 1998 quando dessa data assume a presidência do nosso SETRECE o Sr. Walter Moisés Faheina Chaves, que fora aclamado em assembléia. Nessa administração foi criada uma composição em 08 de Junho de 1998 para elaborar um anti-projeto para a melhora de uma possível licitação. No começo do ano de 1998 houve a mudança da sede para a Av. Santos Dumont, 1699, sala 108, bairro ALDEOTA.

No dia 10 de Junho de 2000 houve uma eleição no SETRECE sendo eleito Walter Moises Faheina Chaves, tornando-se, nessa data o segundo presidente eleito. Em 29 de Junho de 2002 Walter foi reeleito para um mandato que iria até 20 de Abril de 2004. Nesses dois mandatos houve um trabalho muito grande para que a regulamentação Municipal saísse do jeito que até então Prefeito Juracy queria. Foi aí que contamos com o trabalho do vereador Luciano Dias e Rogério Pinheiro.

No dia 03 de abril de 2004 foi eleito o terceiro presidente do SETRECE, o Sr. Roberto Gonçalves Monteiro, tomando posse no dia 20. No começo desse mandato houve mudança de sede para a rua Pedro I, 1258, bairro Centro. Ficou mais evidente a influencia de políticos como o vereador Rogério Pinheiro e o Deputado Estadual Nelson Martins. Por indicação da Federação foi realizada a primeira carreata organizada pelo SETRECE no dia 01 de Julho de 2004 pela isenção de ISS, IPI, ICMS e IPVA. Foi instalada a informatização de rotas. Foi realizado no dia 16 de dezembro de 2005 o primeiro plebiscito da história do SETRECE realizado em urnas eletrônicas do TRE. Em 08 de Abril de 2006. Roberto foi reeleito presidente por mais um mandato. Foi nesse período que a antiga ETTUSA,a través do Diretor Eduardo Garcia, convocou uma reunião com o SETRECE e mostrou o decreto – Lei n° 10.145/017 de 19 de Agosto de 1997 isso queria dizer que no dia em que prefeito Juracy lançou a licitação pública para transporte escolar decretou também, a lei que regulamentava serviço de transporte escolar nos moldes da licitação. A administração da prefeita Luiziane Lins queria o tal decreto. Foi aí que contamos com o apoio dos vereadores Salmito filho e Guilherme Sampaio, que nos proporcionavam a participação na elaboração da Regulamentação Municipal que hoje está em vigor. A cartegoria deve muito ao empenho dos companheiros Roberto Monteiro, Alexandre Júnior, Darci Medeiros e Valdete araújo que conseguiram mudar quase que radicalmente, o decreto – Lei 10.145/97 para a lei 9217 de. Dentre as principais conquistas estão: a isenção do custo de gerencialmente (que seria de 3,5% da receita, por mês); a isenção da tarifa de R$ 3.192,30 por cada veículo cadastrado; idade limite para o veículo sair do sistema (era de 5 e 8 anos); isenção da apresentação da planilha de custo (era a entrega da cópia de todos os contratos junto com o itinerário); a idade limite para o veículo entrar no sistema era de 3 anos; só podia entrar se passasse no processo licitatório; limite máximo para 5 veículos para pessoa jurídica (anteriormente era de 20 o que incentivava os grandes empresários a tomar nossa vagas etc.

No dia 26 de Abril de 2008 foi eleito o Sr. Fabiano Lopes de Sousa se tornando o quarto presidente eleito.  Lembramos, ainda que todos as administrações realizaram as mais variadas confraternizações em datas festivas como natal, dia dos pais, dia das mães, festas juninas, aniversariantes, dia do transportador escolar (11 de Agosto).


© Copyright 2008- Todos direitos reservados
www.setrece.com.br
Rua Filgueiras Lima, n° 85 - Jardim América – CEP: 60425-800 - Fortaleza - CE
Fone/Fax : (85) 3232-3538